Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2007

Pesquisa Sobre Internet pela F/Nazca e Datafolha

Em uma pesquisa inédita, realizada pelo Datafolha e encomendada pela agência de propaganda F/Nazca Saatchi & Saatchi, verificou-se que o acesso dos brasileiros à Internet é muito maior do que detectado em pesquisas anteriores sobre o mesmo assunto. 39% dos brasileiros disseram que costumam acessar a Internet seja em casa, no trabalho, na casa de parentes ou amigos, ou em outros locais (instituições de ensino, lan house, etc). Essa porcentagem representa 49 milhões de brasileiros acima de 16 anos. Atualmente, de acordo com o IBGE, são 127 milhões de brasileiros nessa faixa etária.

Os mais jovens (16 a 24 anos) com 65%, a classe AB com 69% e pessoas com ensino superior com 86% são os que têm mais acesso. Entre as regiões, a diferença é pequena, com o Sudeste pouco à frente, com 44 %. Empatados em segundo lugar, Norte e Centro-Oeste com 37 %; em terceiro, também empatados, Sul e Nordeste com 34%.

A pesquisa revelou também que o principal local de acesso dos brasileiros é em locais públicos como Lan houses, escolas, bibliotecas, instituições de ensino, etc., com 22% de participação. Já o acesso residencial aparece com 19% , seguido da opção casa de parentes ou de amigos, com 16% e, por último, o local de trabalho trabalho, com 13%.

Questionados sobre o hábito de inserir conteúdo na Internet, 42% declaram já ter inserido seja um texto, uma foto, uma música ou um filme. Na comparação entre as regiões do país, o destaque fica com o Nordeste, que lidera a iniciativa de colaboração com 48%. As demais regiões estão representadas assim: Norte e Centro-Oeste, 41%; Sul e Sudeste, 40% .

Entre os tipos de conteúdos estimulados, a maior parcela - 33% - adiciona conteúdo com o objetivo de relacionar-se com outras pessoas e com amigos. Já a ação de divulgar um trabalho (ou um trabalho cultural feito e ilustrar), ou contar um fato, uma notícia na Internet ficam com 7% e 5% de citações, respectivamente. Essa prática é mais expressiva - 41% - no segmento mais jovem, o de 16 a 24 anos.

Nenhum comentário: